segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Coco Chanel: 130 anos

E o hoje seria o aniversário de 130 anos de nascimento de Gabrielle Coco Bonheur Chanel (19 de Agosto de 1883 a 10 de Janeiro de 1971).

Criadora da Maison Chanel que é uma das marcas de luxo mais famosas do planeta. Seu nome foi o único de todos(as) estilistas que ingressou na lista da revista Time com os nomes das 100 pessoas que mais influenciaram o mundo no século XX.

"A girl should be two things: classy and fabulous"
Coco Chanel

Tradução: "Uma garota/mulher deve ter classe e ser fabulosa" - Coco Chanel



Chanel juntamente com Paul Poiret recebeu os créditos da liberação feminina das restrições de uma "silhueta espartilhada" e popularizar a aceitação do look esportivo, casual chic como sendo o padrão visual feminino após a Primeira Guerra Mundial.


Foi uma criadora de moda muito ativa e sua influência estendeu-se além das roupas de alta costura. Seu conceito estético encontra-se em jóias, bolsas e perfumes. Seu perfume assinatura, Chanel No. 5, tornou-se um produto icônico e um dos perfumes mais conhecidos do mundo.


Chanel era conhecida por sua grande determinação ao longo da vida, e a ambição e energia que ela empregou à sua vida profissional e social. Alcançou muito sucesso como empresária e destaque social graças às relações que estabeleceu através do seu trabalho. Estes contatos incluíram muitos artistas e artesãos, de quem ela se tornou uma patrona/mecenas.


No entanto, por ser altamente competitiva e ter uma personalidade personalidade oportunista, no sentido de tirar vantagens mesmo nas situações adversas, levou Coco Chanel a fazer escolhas de vida questionáveis ​​que geraram polêmica em torno de sua reputação, particularmente o seu comportamento durante a ocupação alemã da França na Segunda Guerra Mundial, já que envolveu-se sentimentalmente com um oficial alemão.


O famoso endereço da grife: 31 Rue Cambon:


Foi por volta de 1909 em Paris que Coco conheceu o grande amor de sua vida: o milionário inglês Arthur "Boy" Capel. Foi ele quem a ajudou financeiramente a abrir sua primeira loja de chapéus em Deauville em 1913, um sofisticado balneário francês, bem como a maison de alta costura em Paris. Começou também a vender roupas esportivas para se ir à praia e para montaria. Foi a pioneira em criar modelos de calças femininas. Uma das primeiras a aderir esta moda foi Marlene Dietrich.

Capel e Chanel mantiveram o realcionamento por cerca de nove anos. Foto dos dois juntos:


A loja Chanel iria se tornar um grande sucesso e passou a aparecer nas revistas de moda mais famosas de Paris. Foi durante o seu relacionamento com Capel que Coco aprendeu a frequentar o meio sofisticado da capital francesa e também foi influenciada por seu estilo extremamente elegante.


Capel morreu em 1919 em um desastre de carro. Chanel, que ficou muito abalada com a perda e chegou a declarar, muitos anos depois, que sua vida nunca mais foi completamente feliz sem ele.


As pérolas, o tailleur de tweed e o vestido preto são criações inconfundíveis de Chanel.



Alguns vídeos:

Sobre Chanel e seu estilo (legendas em português)



Trechos de desfiles da maison Chanel desde anos 30 até 1983



E neste vídeo Chanel fala sobre a definição da elegância (vídeo em francês)


Para saber mais sobre a vida de Coco Chanel:


O filme curta com cerca de 18 minutos que foi dirigido por Lagerfeld mostra o começo da trajetória dela está neste post aqui do blog:




Créditos das fotos:
divulgação e reprodução
Wikipedia
Biography
Ffw Br
Thefashioncocktail
Ladyfairy-scloset
Google.com
vídeos do Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário